Connect with us

Brasil

É verdade que o Pix vai ser taxado? Entenda a situação e evite cair em golpes!

Publicado

em

É verdade que o Pix vai ser taxado? Entenda a situação e evite cair em golpes!
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

Recentemente, surgiram boatos nas redes sociais dizendo que o Pix seria taxado, após o anúncio das novas regras da Receita Federal para monitoramento de transações via Pix e cartão de crédito. No entanto, conforme o portal Brasil 61, o Governo Federal e especialistas esclareceram que não há intenção de criar novos impostos sobre o uso do Pix.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reforçou, em vídeo divulgado na quinta-feira (9), que não haverá qualquer tipo de taxação sobre o Pix ou sobre a compra de dólar. Ele lamentou a disseminação de informações falsas e alertou sobre os riscos da desinformação. “Essas notícias são mentirosas, misturando fatos reais com mentiras para confundir a população”, disse Haddad, conforme informado pelo Brasil 61.

A Associação Nacional dos Profissionais da Contabilidade também confirmou que a Instrução Normativa RFB nº 2219/2024, que estabelece a obrigatoriedade de informar transações financeiras à Receita Federal, não altera impostos existentes. A norma apenas exige a prestação de informações, sem criar novas cobranças, de acordo com o portal Brasil 61.

Cuidado com os golpes sobre taxas no Pix

Além das fake news sobre a taxação do Pix, a Receita Federal também alertou sobre golpes que estão sendo aplicados usando o nome da instituição. Criminosos estão espalhando mensagens fraudulentas que afirmam que haverá uma cobrança de taxas sobre transações via Pix que ultrapassem R$ 5 mil, e que o CPF do contribuinte será bloqueado caso o pagamento não seja efetuado. A Receita Federal, conforme o Brasil 61, tem reforçado esses alertas para evitar que a população seja enganada.

Para evitar cair nesses golpes, a Receita Federal fez algumas recomendações:

  • Desconfie de mensagens suspeitas: Não forneça seus dados pessoais em resposta a e-mails ou mensagens não solicitadas.
  • Evite clicar em links desconhecidos: Links de fontes não confiáveis podem direcionar você para sites fraudulentos ou instalar malwares no seu dispositivo.
  • Não abra anexos de fontes duvidosas: Arquivos anexos podem conter vírus e programas nocivos.
  • Verifique sempre a autenticidade: A Receita Federal só se comunica oficialmente através do Portal e-CAC ou do seu site oficial.
  • Combate à desinformação: Antes de compartilhar informações, sempre certifique-se da veracidade do conteúdo.
LEIA TAMBÉM  Brasil já registrou mais de 26 mil casos de homicídios dolosos, ao longo de 2024

A desinformação e os golpes são sérios e podem causar transtornos. Mantenha-se informado e proteja-se contra fraudes.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e também no Instagram e agora temos grupo no Whatsapp  
Continuar lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em Alta